Como ter uma lavanderia funcional

Blog da Kless

Como ter uma lavanderia funcional

By admin / 17 October 2022

Para quem mora em apartamento, normalmente o espaço da lavanderia é um ambiente menor, tendo que adaptá-lo para que seja prático e funcional. As dicas a seguir também servem para as lavanderias em casa, que contam com um espaço maior. O que vale aqui é a praticidade que ela deverá ter no seu dia-a-dia. Algumas lavanderias, também chamadas de área de serviço, são acopladas com a cozinha, mas traremos dicas de como aproveitar melhor esse ambiente. 

Como vimos logo acima, há casos em que a lavanderia é acoplada à cozinha, portanto seu espaço é menor. O ideal é a criação de móveis planejados, garantindo a estética, funcionalidade e um espaço para caminhar sem esbarrar em móveis e objetos acumulados no pequeno ambiente. É interessante também instalar uma porta de vidro para que o cheiro da comida não passe para as roupas que estejam secando ao lado.

Para que a lavanderia seja prática, independente do seu tamanho, aposte em prateleiras e nichos. Servem para organizar e armazenar os materiais de limpeza, ferramentas, panos, roupas sujas e demais itens para a manutenção da sua casa. O ideal é aproveitar ao máximo a verticalidade do espaço, instalando as prateleiras e nichos em um ponto mais elevado, liberando espaço livre para caminhar e deixando os produtos longe das crianças. 

Invista em uma bancada de serviço! Esse espaço plano é extremamente útil para auxiliar nas tarefas, como apoiar produtos e materiais que você logo usará, dobrar as roupas e até mesmo utilizá-la como tábua de passar. 

Quando pensamos em lavanderia, não poderemos esquecer do principal: máquina ou tanque. Primeiro invista em uma máquina de lavar que seja compatível com o tamanho da sua lavanderia para depois planejar os móveis. Há diversos modelos, como abertura frontal ou superior, por isso é importante primeiro adquirir esse importante equipamento para depois pensar no resto.

Os cestos podem ser usados dentro ou fora dos armários e servem para manter a organização do ambiente. Neles, você poderá armazenar diversos itens, como grampos, ferro, produtos e, um cesto maior para as roupas sujas. 

Não esqueça do varal! Existem vários tipos, sendo de teto, chão, retráteis de parede, entre outros. O ideal é que seja instalado próximo a janela da lavanderia, para que possa pegar sol e secar suas roupas de forma mais rápida, por isso é importante que a lavanderia receba luz natural. Se for construir sua casa, invista em grandes janelas. Além de ajudar a secar suas roupas, economiza energia.

A lavanderia também precisa ter um revestimento ideal para a limpeza e estética geral do cômodo. Paredes claras aumentam a sensação de amplitude do espaço, já o revestimento com ladrilhos ou porcelanatos são mais fáceis de limpar. Uma outra opção, é o piso antiderrapante, evitando algum acidente. 

E claro, para finalizar, não esqueça de decorar esse espaço. Mesmo que seja um ambiente de pouco acesso, dê aquele toque especial para deixar ainda mais a sua cara. Papel de parede é uma excelente opção para dar vida a este espaço.

Seja um revendedor

Faça parte da nossa rede de revendedores e ofereça o melhor em móveis planejados para seus clientes!

Quero ser revendedor

Onde encontrar

Encontre a revenda Kless mais perto de você e transforme seus ambientes!

Acompnanhe seu pedido

Acompanhe seu pedido

Ao comprar em uma revenda Kless, você pode acompanhar o processo de produção do seu pedido na fábrica.

Consultar