Quer dar uma repaginada na sua casa, mas sem gastar muito? Ou você mora de aluguel e não pode realizar reformas? O papel de parede é a solução ideal para dar aquele “up” no ambiente. É uma peça fundamental para a decoração de interiores, seja para renovar ou esconder alguma pequena imperfeição da parede. A variedade de papéis de parede é enorme, desde cores, estampas e texturas, atendendo a todos os gostos e estilos.
Saiba qual o papel de parede ideal para o seu ambiente:
01) Sala: É extremamente importante a escolha ideal do papel de parede para deixar o seu espaço harmônico. Para a sala, invista em uma única parede que cause um contraste com as demais. Para utilizar em todas, aposte em cores neutras que possam dar destaque aos móveis;
02) Cozinha: O ideal é aplicar o papel de parede entre a bancada e o armário. Existe uma opção de papel de parede em lousa. Só aplicá-lo em uma única parede e pode escrever à vontade as suas receitas, tarefas e recadinhos, utilizando um giz de quadro negro!
03) Quarto: É um ambiente que deverá trazer calma e tranquilidade para termos uma boa noite de sono, por isso o ideal é investir em papéis de parede em cores mais neutras. Normalmente são aplicados na parede da cabeceira da cama;
Não se limite somente a esses três cômodos. Use sua criatividade e dê um up na sua lavanderia, lavabo, área da churrasqueira e afins.
Como aplicar o papel de parede corretamente?
Existem duas opções, sendo uma autocolante, e a outra deverá aplicar cola própria. Os autocolantes são os que têm uma alta procura para quem deseja instalá-lo sozinho.
O primeiro passo antes de iniciar o procedimento é conferir a metragem que utilizará, para não ter erro de faltar papel durante a aplicação. Veja também se a parede não tem furos, rachaduras ou se é desnivelada. Tais problemas podem prejudicar a instalação e seu resultado.
Depois de verificar, limpe a parede com um pano seco para tirar todo pó e sujeira, pois assim a cola terá maior durabilidade.
Utilize espátula, estilete e régua para melhorar o acabamento. Caso não seja autocolante, você utilizará a cola indicada no ato da compra. Prepare-a em um recipiente. Meça a altura da parede e, quando estiver com tudo pronto, aplique a cola com um pincel atrás do papel e comece colando de cima para baixo, em faixas. Caso tenha estampa e precise unir um pedaço com o outro, verifique se os desenhos ficarão encaixados no corte. Caso surja uma bolha de ar durante a aplicação, faça um pequeno furo e passe a espátula em cima para deixar uniforme. Ao terminar, passe um pano seco sob o papel para verificar se não há nenhuma imperfeição e para tirar o excesso de cola.
Para maior durabilidade, não aplique em paredes próximas a janelas ou que peguem muito sol, pois desbotam a cor. Evite produtos de limpeza que tenham solvente. Podem danificar o papel. Para mantê-lo sempre limpo, passe somente um pano úmido com água.
Gostou das dicas? Então corre para repaginar a sua casa!