MDP ou MDF: quais as diferenças de cada material?

Blog da Kless

MDP ou MDF: quais as diferenças de cada material?

By admin / 15 February 2023

A compra de móveis planejados envolve muitos processos e escolhas. Uma delas é a definição do material a ser utilizado para os móveis, e uma grande dúvida comumente surge: MDP ou MDF? Nesse texto, explicamos um pouco da estrutura desses dois materiais! 


O que é MDP? 

MDP é a sigla para Medium Density Particleboard (painel de partículas de média densidade) e trata-se de um painel formado por três camadas de partículas de madeira, sendo uma mais densa no meio envolta por duas mais finas nas superfícies. 


O que é o MDF? 

Assim como o anterior, MDF também é uma sigla, mas esta para Medium Density Fiberboard (placa de fibra de média densidade). Trata-se de uma mistura de fibra de madeira com resinas sintéticas, resistente e maleável e de diversos usos no mercado. 


Como diferenciá-los na escolha? 

Ambos os materiais são relativamente similares, criados a partir de alta temperatura e pressão, e servindo como alternativas ecológicas na fabricação de móveis, por não agredirem o meio ambiente e serem feitas através de madeiras plantadas que auxiliam a fauna e a flora da região. 

A principal diferença entre eles é que o MDP é geralmente mais utilizado para compor estruturas, por sua firmeza e estabilidade, além de ter ótima sustentação e resistência a impactos. Enquanto isso, o MDF é mais maleável, uniforme e liso, sendo mais usado para acabamentos mais detalhados pela facilidade para pintá-lo e manuseá-lo. 

Com as tecnologias atuais, porém, e com o constante desenvolvimento, pode-se dizer que o MDP e o MDF cumprem papéis muito similares na fabricação de móveis, com qualidade excelente e acabamento minucioso. 


Se você está buscando móveis planejados para sua casa ou empresa, ache a Kless mais próxima a você e entre em contato para um orçamento personalizado! 

Seja um revendedor

Faça parte da nossa rede de revendedores e ofereça o melhor em móveis planejados para seus clientes!

Quero ser revendedor

Onde encontrar

Encontre a revenda Kless mais perto de você e transforme seus ambientes!

Acompnanhe seu pedido

Acompanhe seu pedido

Ao comprar em uma revenda Kless, você pode acompanhar o processo de produção do seu pedido na fábrica.

Consultar