Estilo provençal: o que é e como incorporar na sua cozinha

Blog da Kless

Estilo provençal: o que é e como incorporar na sua cozinha

By admin / 22 February 2023

Como surgiu  

O estilo provençal foi criado entre os séculos XVI e XVII por artesãos locais em Provence, uma cidade ao sul da França. Por conta dessas raízes, a decoração traz consigo fortes características da região e da realidade da época, onde os camponeses não tinham condições financeiras para comprar os móveis e adereços nobres, tendo que produzir seus próprios móveis. 

Essas peças seguiam a estética dos móveis nobres, porém com uma qualidade do material inferior, desgastando com maior facilidade.  


O que é estilo provençal

O estilo carrega algumas características bem marcantes que vamos citar abaixo, mas basicamente ele segue uma linha mais clássica e romântica, equilibrando tons pastéis com estampas e itens retrô. Tudo com muita sofisticação e suavidade. 


Cozinha provençal

Por ser um estilo mais clássico e sofisticado, muitas pessoas buscam trazer traços provençais na cozinha. Para isso, é preciso conhecer o que compõe o estilo e como você pode trazê-lo para a sua cozinha, confira:

Móveis

Os móveis são os protagonistas do ambiente, então se você busca trazer o provençal de forma predominante, é interessante investir em móveis mais clássicos, que trazem mais o retrô e que possuem desenhos lineares em sua superfície. Outra característica são os puxadores, que também precisam estar alinhados com essa estética mais antiga, então cores como dourado são ótimas opções. 


Cores

As cores predominantes do estilo provençal são as mais neutras, suaves e com tons claros como os pastéis e o off white. Aqui você pode inserir armários mais escuros com mármores mais claros, por exemplo. A ideia é que o ambiente seja mais sóbrio e sem muita dinâmica de cores. 


Estampas 

Outra característica marcante do estilo são as estampas, que geralmente são inspiradas em campos de lavanda, com florais e cores mais suaves. Você pode inseri-las em azulejos, toalhas de mesa, cortinas, estofados e outros tecidos. 


Objetos

Os objetos do ambiente provençal seguem a linha retrô, com itens que remetem a época em que o estilo foi criado (entre os séculos XVI e XVII), então invista em porcelanas e candelabros, por exemplo.


Metálico

Outro item presente no estilo provençal é o metal, geralmente presentes em lustres e luminárias, nas cores douradas, cobre e prata. 

O legal dessa característica é que, como o metal está voltando para as tendências, você acaba trazendo um ar sutil de modernidade para o ambiente, fazendo uma combinação entre clássico e contemporâneo bem interessante. 


Sua cozinha provençal com a Kless

A Kless acredita que o estilo provençal merece uma coleção para chamar de seu. Nossa coleção Provence traz toda a sofisticação francesa para o seu ambiente através de móveis e padrões alinhados com o estilo. 


Acesse nosso site e confira a loja Kless mais próxima de você!



Seja um revendedor

Faça parte da nossa rede de revendedores e ofereça o melhor em móveis planejados para seus clientes!

Quero ser revendedor

Onde encontrar

Encontre a revenda Kless mais perto de você e transforme seus ambientes!

Acompnanhe seu pedido

Acompanhe seu pedido

Ao comprar em uma revenda Kless, você pode acompanhar o processo de produção do seu pedido na fábrica.

Consultar