Tudo sobre MDP e MDF

Blog da Kless

Tudo sobre MDP e MDF

By admin / 24 March 2021

Uma das maiores dúvidas que surge na hora de comprar móveis planejados, é a escolha entre o MDP (Medium Density Particleboard) ou o MDF (Medium Density Fiberboard).

Os dois representam hoje as melhores opções disponíveis no mercado, além de serem alternativas mais ecológicas para a fabricação de móveis, por não agredirem o meio ambiente e são feitos através de madeiras plantadas que auxiliam na fauna e flora da região. 

De matéria-prima e equipamento similares, as diferenças entre MDP e MDP se situam nas partículas que compõem seu material.

O MDP

Antes de qualquer coisa, precisamos lembrar que a associação comum do MDP com o aglomerado é um mito popular mas totalmente incorreto. 

O MDP é um tipo de painel formado por partículas de madeira de média densidade. amplamente utilizado em diversos países desenvolvidos no mundo todo, o material é formado por 3 camadas de madeira: um cavaco fino superior, um cavaco grosso ao meio e um cavaco fino inferior. Tudo isso prensado em alta temperatura, tornando o material mais estável e firme.

O MDF

Material muito popular, o MDF é também uma chapa de fibras de média densidade. A diferença é que no MDF as camadas passam por um processo de desfibração antes de serem prensadas em alta temperatura, transformando todo o material em pequenas fibras em uma camada única.

Por ter que passar por mais um processo, muitas vezes o MDF acaba sendo um pouco mais caro em relação ao MDP.

 

Qual é a melhor opção?

Os materiais funcionam de maneira muito similar! No entanto, para ressaltar as diferenças de usos: 

O MDP, é comumente considerado como a melhor opção para compor as estruturas por ter, como principal característica, a firmeza e estabilidade, além de ter alta capacidade de sustentação e resistência sobre impactos. 

Já o MDF costuma ser utilizado principalmente para receber acabamentos mais detalhados, isso porque seu material mais uniforme e liso aceita melhor a usinagem permite diferentes cortes e pinturas! 

Entretanto, com as novas tecnologias podemos considerar que os dois materiais podem realizar um desempenho muito próximo.

Muito populares em todo o mercado moveleiro, tanto o MDP quanto o MDF são amplamente utilizados na produção desde móveis mais baratos até em produtos de alto padrão. 

 

Aqui na Kless Planejados você transforma seu ambiente com a certeza de que está adquirindo produtos de qualidade, feitos com matéria-prima de primeira, fornecedores certificados, tecnologia de ponta, ferragens com qualidade garantida e montagem com profissionais qualificados!

Encontre a loja mais próxima aqui e venha transformar seu ambiente com quem entende do assunto!

Seja um revendedor

Faça parte da nossa rede de revendedores e ofereça o melhor em móveis planejados para seus clientes!

Quero ser revendedor

Onde encontrar

Encontre a revenda Kless mais perto de você e transforme seus ambientes!

Acompnanhe seu pedido

Acompanhe seu pedido

Ao comprar em uma revenda Kless, você pode acompanhar o processo de produção do seu pedido na fábrica.

Consultar