Quarto Montessoriano: decoração e desenvolvimento infantil

Blog da Kless

Quarto Montessoriano: decoração e desenvolvimento infantil

By admin / 06 December 2021

Você já ouviu falar no método Montessori?

Esse método de suporte ao desenvolvimento infantil foi elaborado pela médica e pedagoga italiana Maria Montessori por volta de 1907 e ainda que não tenha muitas escolas exclusivamente montessorianas, a abordagem educacional da metodologia é uma das mais populares em todo o mundo, presente também em escolas convencionais.

Em linhas gerais, sua metodologia trabalha a aprendizagem com ênfase em processos que desenvolvem a coordenação motora, autonomia e independência da criança, envolvendo para isso o espaço como meio educador.

Essa forma de encarar o ambiente infantil está se popularizando também no espaço residencial, e passou a fazer parte das principais tendências para quartos infantis e brinquedotecas.


Vantagens de um espaço montessoriano

Seguindo as características da metodologia, os quartos ou ambientes montessorianos serão projetados para facilitar o acesso e a circulação das crianças neste espaço.

Esse cuidado com a altura e disposição dos móveis tem o objetivo de dar mais liberdade para as crianças circularem, desenvolverem sua criatividade, independência e autonomia, realizando suas tarefas diárias com segurança e sem a necessidade da ajuda de um adulto.  


Como criar um espaço montessoriano?

Como já mencionamos, tudo no ambiente deve ser acessível para a criança, para isso, alguns elementos precisam de mais atenção na hora de montar este espaço.


Cama - Poder deitar e levantar quando quiser é um passo muito importante para os pequenos, ainda mais quando estão dando seus primeiros passos! Para isso, muitos projetos montessorianos substituem a cama tradicional pelo colchão disposto no chão.


Espelho - Ele tem um papel muito importante nas noções de auto reconhecimento na primeira infância! Utilize o espelho em uma altura que a criança possa se olhar, para garantir mais segurança aos pequenos, opte por um espelho que seja colado em uma placa de madeira ou MDF e preso à parede.


Barra - ótimo para estimular e facilitar as crianças mais novas a ficarem em pé e começarem a andar!


Tapete - Além de proporcionar experiências sensoriais para os bebês, tapetes podem ser utilizados para delimitar o espaço de brincadeiras.

Guarda-roupa baixo - Uma pequena arara ou um guarda-roupa em uma altura acessível para as crianças é uma ótima alternativa para ensinar as primeiras noções de organização e também trabalhar sua autonomia para escolher suas roupas e poder vestir-se sozinho. Para facilitar a organização, deixe neste móvel mais acessível apenas algumas peças de roupas mais utilizadas.


Ao falar sobre espaços que serão ocupados por crianças, não podemos deixar de lado a segurança. Se este espaço for construído para que as crianças circulem com liberdade e independência, como no modelo montessori, a segurança deve ser o ponto de partida do projeto!

  • Opte por móveis sem quinas.

  • Não use quadros com vidros.

  • Fixe os objetos na parede com fita dupla face

  • Esconda e proteja as tomadas

  • Faça móveis planejados com a Kless! Assim você evita acidentes com móveis instáveis que tombam com facilidade.


Por último, mas não menos importante: leve em consideração a opinião das crianças para a decoração do espaço! Dessa forma elas podem se sentir ainda mais a vontade no ambiente!

Seja um revendedor

Faça parte da nossa rede de revendedores e ofereça o melhor em móveis planejados para seus clientes!

Quero ser revendedor

Onde encontrar

Encontre a revenda Kless mais perto de você e transforme seus ambientes!

Acompnanhe seu pedido

Acompanhe seu pedido

Ao comprar em uma revenda Kless, você pode acompanhar o processo de produção do seu pedido na fábrica.

Consultar