Decoração Millenial ou Gen Z? Conheça os estilos de cada geração!

Blog da Kless

Decoração Millenial ou Gen Z? Conheça os estilos de cada geração!

By admin / 06 December 2021

As tendências de estilos na decoração e no design de interiores estão sempre se renovando e se adaptando aos novos comportamentos, modos de viver e necessidades de cada geração. Impactando as estruturas da sociedade com novas visões e maneiras, os Millenials e a Geração Z trouxeram (e estão trazendo) novas formas de experienciar o espaço residencial. 


Conheça um pouco de cada geração e se inspire com as suas ideias!


Conheça os millennials 


Também chamada de Geração Y, o termo “millenial” geralmente se refere ao grupo de pessoas nascidas entre 1981 e 1996, apesar de alguns autores divergirem entre as datas, o nome faz menção à virada do milênio, período em que esse grupo de pessoas viveu fases importântes como infância, adolescência e início da vida adulta. 


Devido ao cenário social e econômico, essa geração ficou conhecida por morarem mais tempo na casa dos pais, adiarem o início da carreira ou até mesmo o início de uma família.


Entre as principais característica dessa geração estão:


- Otimismo e criatividade

- Inconformidade e apreço a causas sociais

- Preocupação ambiental

- Apreço à tecnologia

- Consumo responsável

- Tem rotina multitarefa


A decoração Millenial:


 - A popularização do DIY 


DIY é uma sigla para “Do It Yourself” ou “Faça você mesmo” uma tendência que tomou conta das redes sociais e também tem uma presença forte nas residências dessa geração, com peças artesanais e elementos que representam a personalidade e gosto dos moradores.


- Conforto e multifuncionalidade


Combinando com o estilo de vida que busca mais praticidade e personalização, as casas millenials prezam por ambientes mais integrados e móveis que sirvam para diversas funções! 


Saiba mais sobre as vantagens de móveis multifuncionais aqui!


- Minimalismo


Em grande parte adepta ao minimalismo, essa geração aposta em composições de estilo mais clean, que priorizam a funcionalidade e conforto do ambiente. 


Uma grande tendência nas casas millenials que segue esse principio do minimalismo confortável é o estilo escandinavo, conheça mais sobre ele aqui!


- Urban Jungle


Começou de maneira discreta mas, especialmente nos últimos anos, a incorporação da natureza dentro de casa tornou-se parte essencial para a geração millenial. Dispondo vasos de plantas e jardins internos nos mais diversos ambientes.


Quer saber mais sobre esse tendência? Leia nosso post sobre urban jungle!


- Home Office


A modalidade de trabalho remoto está em alta nos últimos anos, e os millenials se adaptaram a esse estilo como ninguém! Afinal, grande parte dessa geração já optava por essa forma de trabalho e estudos online, para alcançar a tão querida autonomia.


Confira as melhores dicas para organizar seu Home office! 


E a geração Z?


Compreendendo uma geração que nasceu e cresceu com um contato ainda maior com a tecnologia e digitalização, geração z ou “Gen Z” são aqueles nascidos entre 1997 e 2010. Com um contato inato às inovações do mundo digital, essa geração tem um apreço ainda maior pela tecnologia, sendo super conectada com uma presença muito forte em todas as redes e plataformas sociais. 


Pela grande maioria estar indo para a adolescência e iniciando a vida adulta, as particularidades desta geração ainda estão sendo analisadas por estudiosos, mas entre as principais características podemos apontar:


- Fluência digital 

- Bastante influenciados pelas redes sociais e cultura pop

- Trabalha bem em grupo

- Valoriza diálogo, afeto e respeito

- Comunicativos e conectados


A decoração Z 


- Praticidade


Seja pelo cenário econômico ou pela sua faixa etária, a gen Z têm mostrado um apego maior pelas experiências do que pelos bens materiais, optando por imóveis compartilhados e/ou alugados

Esse ponto já irá direcionar suas escolhas de decoração com móveis mais leves, práticos, multifuncionais e de fácil transporte.


- Sustentabilidade 


Indo um pouco além do apreço millenial pela natureza, a Gen Z tem demonstrado uma preocupação mais profunda com a sustentabilidade, com a presença de produtos reciclados, hortas comunitárias, energia solar entre outras alternativas que tenham menos impactos no meio ambiente. 


- Instagramável


Como já pontuamos acima, a interação online tem uma importância muito grande para a geração Z, e isso faz com que eles dêem uma mais atenção à composição estética dos ambientes. Buscando trazer composições que sejam agradáveis para postar nas redes sociais.


- Tecnologia integrada


Além das redes sociais, essa geração passou a integrar também as facilidades tecnológicas na decoração, com sistemas de automação.


- Impacto Visual


Diferente do ideal minimalista e mais clean da geração anterior, a Gen Z gosta de trazer mais impacto visual para os ambiente, explorando mais as cores e constrastes nos ambientes.



É claro que essas características são generalizações feitas com base em observação de comportamentos. Independente da sua idade, o importante é incorporar as inspirações que mais combinam com sua personalidade, gosto pessoal e rotina. 

Assine nossa newsletter e acompanhe as principais novidades do mundo da decoração e design de interiores!



Seja um revendedor

Faça parte da nossa rede de revendedores e ofereça o melhor em móveis planejados para seus clientes!

Quero ser revendedor

Onde encontrar

Encontre a revenda Kless mais perto de você e transforme seus ambientes!

Acompnanhe seu pedido

Acompanhe seu pedido

Ao comprar em uma revenda Kless, você pode acompanhar o processo de produção do seu pedido na fábrica.

Consultar