Como escolher os móveis certos para sua casa de praia

Blog da Kless

Como escolher os móveis certos para sua casa de praia

By admin / 06 December 2021

Escolher a mobília para sua casa pode ser divertido, mas não é um processo tão simples, demandando tempo, cuidado e atenção para que tudo fique de acordo com o seu estilo e rotina. Para quem mora ou apenas tem uma casa de veraneio no litoral, é preciso levar em conta alguns itens extras na hora de escolher sua mobília, para garantir a longevidade, qualidade e beleza dos seus móveis e itens de decoração, já que, além dos fatores comuns que podem danificá-los, como poeira, calor e luz do sol, há a maresia, aspecto característico das regiões litorâneas e que terá grande importância na escolha de materiais e conservação.


O que é maresia?


Maresia é o nome da névoa fina, úmida e salgada que paira sobre as regiões litorâneas. Carregada de sais do oceano, ela acelera a formação de ferrugem, e também pode facilitar o surgimento de fungos e bolores. Evite grandes prejuízos com essas dicas simples e práticas que trouxemos:


Manutenção e limpeza frequentes


Parece óbvio para quem vive nessas regiões, mas é um importante lembrete para quem apenas vai para o litoral para aproveitar a temporada dos meses de verão e feriados. 


Para que você não corra o risco de estragar parte de suas férias se deparando com mofo e ferrugem, não deixe a residência fechada por períodos muito longos.

Crie um hábito de checar o imóvel, fazendo uma limpeza completa de tempos em tempos e, ao fim da temporada, proteja os móveis e eletrodomésticos com capas de proteção, isso irá evitar o contato direto dos objetos com a ação da maresia, conservando-os por mais tempo.


Preze por materiais duráveis


É normal que, com o tempo, você precise realizar manutenções estruturais no seu imóvel mas, para que isso não seja uma constante dor de cabeça,


Evite materiais como:


- Ferro  

Desde dobradiças, fechaduras de porta, estruturas de móveis, até o prego usado na parede - o ferro é um material muito presente em casas. Porém, esse material é um dos que mais sofrem com a oxidação e corrosão acelerada pela maresia do litoral. Por isso, substitua o material por aço inox ou cromado.


- Tecidos Permeáveis 

Absorvendo facilmente a umidade, esses tecidos não oferecem nenhum tipo de resistência ao impacto da maresia. Além dos tapetes, cortinas e almofadas, esse tópico merece atenção especial para estofados, pois a maresia pode penetrar e danificar a estrutura interna do sofá.


Prefira investir em materiais como:


- Madeira 


Apesar de ter uma boa resistência à maresia, a madeira vai exigir alguns cuidados periódicos como aplicação de verniz do tipo marítimo (em caso de madeira maciça). Em áreas fechadas e úmidas, como banheiro, cozinha e lavanderia, evite molhar o móvel com frequência, para que ele possa durar mais tempo!


- Vidro


Ótimo para trazer um ar sofisticado ao ambiente, o vidro também é uma ótima opção de material resistente à maresia. Explore as opções de aplicação que mais se adequa a sua rotina, em tampos de mesa, portas dos móveis e janelas


- Inox


Tipo de aço mais indicado para as regiões litorâneas, o inox é muito utilizado em eletrodomésticos, bancada, pia, etc. No entanto, lembre-se de proteger o material com produtos anticorrosão e anti umidade, dessa forma sua resistência será reforçada, garantindo maior durabilidade! 


- Alumínio 


Assim como o inox, o alumínio apresenta uma boa resistência à maresia. Sendo o principal material utilizado para esquadrias de portas e janelas/


- Concreto


Quando tratado corretamente, o concreto é uma ótima opção para casas de praia. Aproveite a tendência do concreto queimado para o piso, ou nas paredes, além de dar um toque moderno e fresco para o ambiente, você garante resistência à maresia. 


- Tinta acrílica


Na hora de pintar a casa, escolha tintas de tipo acrílico, elas têm maior resistência aos efeitos da umidade e salinidade. Para reforçar a proteção, opte pelas versões com antimofo.

 

Ventilação e iluminação


Para combater e minimizar os efeitos da umidade e maresia, dê bastante atenção para uma boa ventilação e iluminação natural. Priorize por ambientes mais integrados, para melhorar a circulação de ar e entrada de luz, especialmente em ambientes mais umidos como banheiros e cozinha.


Esses pequenos cuidados vão garantir que você e sua família tenham muitas temporadas tranquilas! Mais dicas para curtir seu espaço, em casa ou no trabalho, assine nossa newsletter!



Seja um revendedor

Faça parte da nossa rede de revendedores e ofereça o melhor em móveis planejados para seus clientes!

Quero ser revendedor

Onde encontrar

Encontre a revenda Kless mais perto de você e transforme seus ambientes!

Acompnanhe seu pedido

Acompanhe seu pedido

Ao comprar em uma revenda Kless, você pode acompanhar o processo de produção do seu pedido na fábrica.

Consultar